Sapiens: Uma Breve História da Humanidade – Resenha #02

 

Sapiens: Uma Breve História da Humanidade – Yuval Harari

 

Imagina setenta mil anos de História sintetizadas em quatrocentas e cinquenta e nove páginas: Esse é o melhor resumo possível do livro Sapiens!

O livro escrito pelo professor e historiador Yuval Naoh Harari nos convida a um resumo do saber Humano através das gerações. Como evoluímos como espécie e sociedade? Como nos tornamos esses seres Sociais e Antissociais? Quais as realizações e decepções que nossa espécie guarda e nos aguardam? Acompanhando um “zeit geist” que tem se tornado popular na última década, o livro nos desafia a buscarmos respostas a essas perguntas. Com um ampla pesquisa e bibliografia, a obra tende a agradar bastante historiadores, pesquisadores e curiosos de um modo geral. Com uma escrita fácil e agradável, acessível a qualquer nível de leitor, o autor trata de temas – muitas vezes sensíveis – sobre a natureza Humana, seus dogmas, arquétipos e estruturas. O livro é muito bem estruturado e dividido, em suma, em quatro partes:

  • A Revolução Cognitiva;
  • A Revolução Agrícola;
  • A Unificação da Humanidade;
  • A Revolução Científica.

Vou tentar – mal e porcamente – descrevê-las aqui:

  • A Revolução Cognitiva;

O início da capacidade Humana de se comunicar de forma cognitiva, gerando suas primeiras estruturas sociais, já em 70.000 a.C. O início do êxodo da Humanidade de seu berço, da expansão para o Oriente à chegada na Oceania.

  • A Revolução Agrícola;

O momento em que as comunidades nômades começam a optar pelo sedentarismo, suas razões e consequências que irão perdurar até os dias de hoje. Nessa parte do livro acompanhamos a formação dos vilarejos e cidades, o nascimento das estruturas sociais e políticas. O surgimento das organizações tanto para saques e ataques a grupos vizinhos, quanto dos grupos de vigilância e segurança. O início das pestes, pragas e epidemias, o surgimento das estruturas de classes, o princípio das mitologias e religiões entre inúmeras outras coisas.

  • A Unificação da Humanidade;

Aqui acompanhamos o surgimento das fusões, subjugação e assimilação de diferentes povos e culturas. Também acompanhamos o início dos três poderes que regeriam ( e, em partes ainda regem ) a Humanidade como um todo: O Capital, Os impérios e a ascensão da igreja como pilar fundamental desse ‘ triunvirato ’.

  • A Revolução Científica.

O período fundamental que temos visto neste último meio milênio, que possibilitou o Homem chegar aonde estamos hoje e seguirmos rumo ao amanhã. Desde às pequenas comprovações, como de que a Terra é redonda (SIM, A TERRA NÃO É PLANA!!!!!!!), às grande navegações, evolução da medicina, energia elétrica, desenvolvimento das vacinas (XÔ, ANTIVAC!), Revolução Industrial, eletroeletrônica, computação, etc…

O livro tornou-se rapidamente um Best Seller, sendo reconhecido e premiado mundialmente ( até o tio Zuckemberg leu, gostou e indicou…) e faz-se leitura obrigatória para todos que desejam aprofundar seus conhecimentos ou apenas passar horas agradáveis com uma obra incrível em suas mãos. Particularmente, o livro me lembrou muito Armas Germes e Aço, de Jared Diamond ( ainda vou resenha-lo aqui ), porém, numa pegado mais completa.

Claro, o livro vai desagradar muita gente também! Sobretudo, no atual contexto negacionista em que nos encontramos. Mesmo assim, vale a pena a leitura, mesmo que seja para criticar ( outra coisa, se não leu, não venha dar pitaco e falar mal…). Embora ainda estejamos no início fevereiro (2022), até o momento foi o melhor dos nove livros que li esse ano. Super recomendo, dou meu joínha e cinco estrelas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *